05 outubro 2015

Moda nos anos 10

      Anos 10, década de 1910, foi um período de grande impacto na sociedade. Foi nela que aconteceu a Primeira Guerra Mundial, quando o automóvel tornou-se meio de transporte e quando Paul Poiret deu fim aos espartilhos que apertavam a cintura das mulheres. 














     Liberdade definia esta época, pelo menos o início do gostinho dela para gerar a emancipação feminina. Com a Primeira Guerra Mundial os homens, chefes de família e sustento dela, foram para a luta e as mulheres de diversas classes sociais começaram a atuar no lugar ocupado pelos homens. Sendo assim ela necessitavam de trajes confortáveis e que não impedisse de trabalhar.
      Pensando nisso Paul Poiret criou um modelo de casaco/kimono que permitia melhor mobilidade, a calça sherazade (atualmente conhecida por saruel) e não parando por aí ele também criou um modelo inovador no mundo: técnica de moulage. Essa técnica trouxe mudanças radicais para a moda na época. 

O que é técnica de moulage?

      Em vez de usar moldes em papel usando medidas, trabalhando em duas dimensões, ele desenvolveu a modelagem tridimensional onde cada detalhe era moldado, alfinetado, riscado e cortado em manequins. Assim ficando visível a modelagem do traje desde seu início.



       Para colaborar com  a confecção de uniformes para guerra Poison teve que se afastar e quando voltou outros estilistas já estavam dominando o mercado, entre todos se destacava Coco Chanel com seus tailleus e conquistou o título de estilista mais famosa do século XX. Com o fim da guerra ainda foram lançadas outras novidades no mundo da moda pela Chanel, maridos voltando, entretenimento voltando e as danceterias cheias de casais dançantes fez com que as saias encurtassem. 



      Já antecipo que nos anos 20 tiveram ainda mais evoluções no mundo da moda, mas deixo para contar em uma próxima matéria!


Gostaram do tema de hoje?

Conheça mais sobre a vida de Gabrielle Coco Chanel.

2 Comentários

  1. Adorei o post! Sou estudante de moda e sou apaixonada pela história da moda. Adoro ver blogs que postam esse tipo de conteúdo! Beijos

    http://modadepartamento.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo, quero ter mais posts assim :D
      Eu sou consultora de moda e recentemente fiz um curso extra de história da moda e ameeeei!

      Excluir

O Blog TH valoriza muito seus comentários, pois assim trocamos ideias, opiniões e informações! Adoramos suas perguntas e sua participação. Seja honesto e justo, sem nunca esquecer de ser elegante e educado :D

2